Depois dessas dicas você nunca mais irá desperdiçar seus alimentos! Dicas e informações Jade UV sobre qualidade de vida e bem-estar
Jade UV
Jade UV

Depois dessas dicas você nunca mais irá desperdiçar seus alimentos!

Publicado em: 08/09/2016 17h20min

#Comente

Aproveitar a casca, o talo e a semente também significa economia.

  • blog_penseup_jadeuv_aproveitamento_interna

Cascas, sementes, folhas e talos... o que geralmente vai para o lixo poderia ganhar um outro destino senão fosse a falta de informação a maioria das pessoas que costumam não aproveitar essas partes dos alimentos. Ricos em vitaminas e fibras, elas podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta, verdura ou legume, segundo estudos. A laranja, por exemplo, tem 40 vezes mais cálcio do que a sua polpa. 


Aproveitar a casca, o talo e a semente também significa economia e permite que as pessoas experimentem novas opções de receita, diversificando o cardápio. Fora isso, há neles vitaminas, mineiras e antioxidantes que combatem o envelhecimento. Para conservá-los, vale a pena utilizar o processo de branqueamento: mergulhe os vegetais em água fervente, espere que a água volte a ferver, retire do fogo e mergulhe imediatamente esses vegetais em uma vasilha de água gelada.


A maioria dos talos pode ser aproveitada picada ou triturada em massa de bolos, pães, panquecas, ou ainda em ensopados, omeletes. Folhas de cenoura e beterraba cruas caem bem na salada e as de batata-doce, couve-flor, abóbora, mostarda e rabanete podem ser refogadas. As cascas de laranja, tangerina e maracujá viram também deliciosas geleias. As de maçã e mamão incrementam vitaminas de frutas. E as sementes torradas e moídas se tornam farinha no preparo de bolos, pães e biscoitos.


A única ressalva sobre o assunto é a questão dos agrotóxicos. Muita gente tira a casca dos vegetais justamente por medo deles. Segundo os especialistas, não existe como se livrar dos agrotóxicos. Lavar os alimentos tira o excesso, mas não o elimina totalmente. Para minimizar o impacto de toxinas, há alguns truques, como por exemplo, ter uma dieta rica em fibras, ingerir alimentos da época e que desintoxicam.

 

Gostou da matéria? Deixe seu comentário!

* Todas as informações contidas nesse post foram baseadas em matérias de jornais, revistas e/ou sites jornalísticos




Comentar

Comentários (0)

Seja o primeiro a comentar este post!

Pensar Up é ser mais antenado, ser interessado e viver de bem com a vida. Por isso, esse espaço interativo e multifacetado aborda assuntos variados que cercam o nosso dia a dia. Tudo para deixar a sua rotina muito mais Up.

Receba nossos Posts por email

Email inválido

VÍDEOS

video
Rua XV de Novembro, 220
Jaguariuna - SP - CEP 13820-000
+55 (19) 3311-2831
© 2015 Jaguar Plásticos Agência Projeto Integrado